Justiça Eleitoral dá ganho de causa a Alice contra ACM Neto

Após as inúmeras decisões proferidas pelos juízes zonais em favor do candidato a reeleição em Salvador (BA), ACM Neto (DEM), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reformou a quase totalidade das sentenças, comprovando regularidade das propagandas eleitorais veiculadas pela coligação "Sim pra Salvador" de Alice Portugal do PCdoB. 

Das 13 ações julgadas pelo TRE até agora, Alice conseguiu reverter 11 e o atual prefeito obteve duas decisões favoráveis. O que permanece é a proibição de ser chamado de golpista nas interseções.

O candidato à reeleição prometeu judicializar tudo o que pudesse nessa campanha, alegando estar sendo atacado pela opositora e assim vem fazendo desde o começo, transformando a corrida eleitoral em uma batalha judicial. Entre os processos, pedidos de direito de resposta, suspensão de propagandas em rádio e TV.

No último domingo (25), o candidato do DEM ganhou mais uma, pedindo direito de resposta sobre a afirmação de que "não tem médicos nos postos de saúde". Porém, a ação foi derrubada imediatamente na segunda-feira (26) e ainda não foi julgada.

Na avaliação da coordenação da campanha da candidatura de Alice, a ação dos advogados foi fundamental para as vitórias e o TRE teve uma boa postura, reformando as decisões que castravam a liberdade de expressão. 

A equipe do jurídico do PCdoB é formada pelos advogados Vandilson Costa, Aline Ferraz e Carlos Medrado.

Pesquisa

De acordo com a última pesquisa eleitoral divulgada no dia 22 de agosto, Alice Portugal está em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Salvador, com 8% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito, ACM Neto lidera com 68%. O pastor Isidório está em terceiro com 6%. O instituto Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto.