Bahamas Leaks: Marinho e Safra são donos de offshore em paraíso fiscal

De acordo com informações  publicadas pelo colunista Fernando Rodrigues, do UOL, com base em dados do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), existem 175 mil nomes vinculadas a offshores, entre pessoas físicas e jurídicas, com registros de empresas nas Bahamas, ilha no Caribe conhecida por ser um paraíso fiscal.

marinho bahamas

Ainda que ter uma offshore não é ilegal, chama a atenção pelo fato de que os recursos podem ou não ter sido declarados à Receita Federal. Caso não declarada, fica caracterizada a ilegalidade, como é o caso das cinco contas do deputado cassado e réu na Lava Jato, Eduardo Cunha (PMDB), encontradas na Suíça.

O jornalista destaca que é no mínimo suspeito que grandes empresários, executivos e dirigentes de estatais e partidos políticos optem por esse caminho, onde a empresa fica praticamente secreta, em vez de abrir uma empresa no Brasil, onde os dados são totalmente públicos.

A reportagem destaca que entre os nomes estão grandes empresários, executivos de grandes empresas e dirigentes de estatais e partidos políticos, entre os quais, estão José Roberto Marinho, das Organizações Globo, o banqueiro Joseph Safra, o presidente do Partido Novo, João Dionísio de Amoêdo, e o ex-presidente do BNDES José Pio Borges de Castro Filho.