Determinação dos bancários cearenses é fortalecer a greve

Enquanto em 2015, no 21º dia de greve, os bancários estavam reunidos para avaliar a proposta da Fenaban e encerrar o movimento com aumento real, este ano, da parte dos banqueiros é só silêncio. Para essa intransigência, a resposta da categoria é uma só: greve forte.

Após reunião com Fenaban, continua greve dos bancários

Na última segunda-feira (26), 21º dia de greve, 430 agências das 562 existentes no Estado permaneceram fechadas, mostrando toda a disposição de luta dos bancários cearenses. O número é o maior registrado desde o início do movimento, dia 6, e representa 76,5% de adesão. Em Fortaleza, das 259 unidades existentes, 208 fecharam. Já no Interior, das 303 agências, 222 ficaram sem funcionar.

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu nesta segunda para avaliar o movimento e traçar novas estratégias. Além disso, foi enviado à Fenaban um ofício cobrando a reabertura das negociações. Apesar de um lucro estimado em R$ 30 bi só entre os cinco maiores bancos do país, os banqueiros querem impor aos bancários um reajuste abaixo da inflação ao oferecerem como proposta o índice de 7%.

“Se os bancos estão apostando no cansaço da categoria, nós estamos mostrando que não fugimos à luta. Chegamos aos 21 dias de greve com muita disposição. Esperamos uma proposta digna, pois do contrário, vamos fortalecer ainda mais nosso movimento. A greve só acaba com proposta decente”, informou o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra.

Só a luta garante

Nesta terça-feira (27), a partir das 16h, em frente a Caixa Econômica Federal da Praça do Ferreira, os bancários do Ceará vão se concentrar para avaliar o movimento e sair em caminhada rumo à sede do Sindicato!