Senador acusa Temer de “maquiagem” e contratar sete mil aliados 

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE-foto), acusou o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) de “maquiar” a contratação de cargos comissionados ainda durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), quando era interino. De acordo com o senador, ao contrário do que disse o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, que cortaria mais de quatro mil cargos, foram nomeadas sete mil pessoas. 

Humberto Costa líder do PT na Cãmara

“O que o governo Temer tentou fazer foi uma maquiagem, um discurso bonito de que queria enxugar a máquina pública, uma fala para agradar economista. Mas o que a gente vê é exatamente o oposto. O governo Temer está promovendo uma verdadeira lambança, enchendo a máquina de apaniguados", afirmou Humberto Costa.

E ironizou: "(Ele está) nomeando até melancia, como disse um senador aliado dele (Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, sobre indicações para a Secretaria de Patrimônio da União), em meio a negociatas.”

Levantamento divulgado pelo parlamentar com base em dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Governo Federal mostrou que foram nomeadas cerca de sete mil pessoas para a gestão federal entre junho e julho.

De acordo com o levantamento, comparando no quadro geral de nomeações e exonerações nos meses de junho e julho, o número total de exonerados foi de 5.524 pessoas contra 7.236 cargos comissionados contratados em órgãos do governo federal, o que significa 1.712 novas nomeações.