Cidade de São Paulo ganha mais um centro de cidadania LGBT 

O serviço é um convênio da Prefeitura Municipal de São Paulo com o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) em parceria com a União Nacional LGBT (UNALGBT). 

bandeira lgbt - Reprodução

A Prefeitura Municipal de São Paulo, em convênio com o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) em parceria da União Nacional LGBT (UNALGBT), inauguram o Centro de Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis, nesta segunda-feira (26), às 16h na Rua Plínio Pasqui, 186, Zona Norte de São Paulo.

O equipamento vai oferecer serviços de prevenção, promoção de direitos humanos além de atendimento jurídico, psicológico e social para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis mulheres transexuais e homens trans.

O nome do Centro LGBT da Zona Norte é uma homenagem a Luana Barbosa dos Reis. Mulher, lésbica, negra, mãe e da periferia, Luana morreu no dia 13 de abril após ter sido vítima de LGBTfobia, racismo e machismo na cidade de Ribeirão Preto. Foi espancada por policiais militares na frente do filho de 14 anos, após solicitar ser revistada por uma policial feminina.

Em tempos de retrocesso e perda de direitos, São Paulo tem sido pólo de resistência. E aqui faremos florescer um novo tempo para a população LGBT, através da construção de uma cidade mais humana e livre da lgbtfobia.

A política de atendimento especializado para a população LGBT na cidade foi implementada em 2006 e desde então passou por diversas alterações de nome e de papel social e político.

Na gestão Haddad, essa política ganhou maior relevância e investimento político e financeiro, com a criação da Coordenação de Políticas LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.