Greve dos bancários no Ceará completa 15 dias com forte mobilização

Diante do silêncio da Fenaban e de nenhuma perspectiva de retomadas das negociações, os bancários do Ceará seguem fortes na greve com o objetivo de pressionar os banqueiros por proposta digna. Na última terça-feira (20), 15º dia de greve da categoria, os bancários cearenses cruzaram os braços em 420 das 562 agências existentes no Estado, o que representa uma adesão de cerca de 75%.

Greve bancários

Em Fortaleza, das 259 agências existentes, 197 fecharam, enquanto que no Interior, das 303 unidades, 223 aderiram à greve. O número é maior do que o registrado no 15º dia do ano passado, quando 412 estiveram fechadas. Em todo o Brasil, 13.096 agências e 36 centros administrativos tiveram suas atividades paralisadas. O número representa 56% das agências do país.

Além da reposição da inflação e ganho real de 5%, os bancários lutam por mais contratações, mais segurança nos locais de trabalho, melhores condições de saúde, igualdade de oportunidade, entre outras reivindicações.

Sindicato derruba liminar e garante direito de greve

Decisão do desembargador Jefferson Quesado Júnior, proferida na última terça-feira (20), sustenta que a liminar deferida nos autos da ação civil pública, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará, fere direito líquido e certo de greve da categoria bancária, ao reputar essencial o serviço de pagamento de alvarás judiciais, ao arrepio do rol taxativo elencado na Lei de Greve (Art. 10, XI, da Lei 7783/1989).

A ação civil pública ajuizada pela OAB/Ceará, contra o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), referia-se à abertura de agências e postos de atendimento das instituições bancárias, nos órgãos do Poder Judiciário Estadual e Federal, para pagamento de alvarás judiciais.