Movimentos da agricultura familiar denunciam desmonte da Conab 

Servidores públicos, agricultores familiares, lideranças de movimentos sociais e sociedade civil tentam barrar o desmonte na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ameaçada pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Vários estados estão realizando audiências públicas nas assembleias legislativas em defesa do órgão e a continuidade de seus serviços, que são fundamentais para a agricultura do País.

Movimentos da agricultura familiar denunciam desmonte da Conab - Assembleia Legislativa de Goiás

As denúncias do desmonte da Conab foram feitas na Câmara dos Deputados por parlamentares que defendem a agricultura familiar, no período em que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foi extinto.

“Nosso maior medo é que a Conab acabe, assim como ocorreu com o MDA. Ficaremos sem um órgão de referência para dar continuidade às políticas de agricultura familiar”, afirma o coordenador de Reforma Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf-GO), Gerailton Ferreira dos Santos.

Modernização de fachada

Os representantes da agricultura destacam que são contra as vendas dos armazéns, anunciado pelo governo, sob a fachada de modernização do setor. E citam vários atos da gestão Temer que demonstram que não existe interesse em manter a política de desenvolvimento da agricultura familiar e semelhantes.

Exemplo disso foi a retirada do governo de 170 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da primeira parcela dos 500 milhões autorizados pela presidenta Dilma quando do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016-2017. Outro retrocesso promovido pelo Governo Temer foi a rescisão de contratos de assistência técnica penalizando quase mil empreendimentos e 170 mil famílias.