PCdoB confirma voto favorável a cassação de Cunha 

Os parlamentares chegam à Brasília nesta segunda-feira (12) anunciando sua expectativa com relação a principal pauta da Câmara dos Deputados esta semana – o julgamento de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), anunciou que “a bancada do PCdoB vai votar integralmente a cassação de Cunha para cumprir seu papel, com a convicção de que ele cometeu o crime ao mentir à CPI.” 

PCdoB confirma voto favorável a cassação de Cunha - Ass. Lid. PCdoB na Câmara

O líder comunista destaca que essa é a melhor opção que a Câmara fará, “para o bem da democracia, pondo fim a esse ciclo de manobras que interferiu no funcionamento da Casa, que prejudicou a democracia brasileira, ao encaminhar como forma de retaliação o impeachment (da presidenta eleita Dilma Rousseff). Tudo isso fará parte dos argumentos que somados ao fato objetivo da mentira justificam a cassação do Cunha.”

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), presidenta nacional do Partido, acredita que haverá quorum alto na sessão marcada para ás 19 horas, “principalmente pela pressão das ruas”, disse a deputada que, a exemplo de vários outros parlamentares concorrem nas eleições municipais deste ano.

“Todo mundo sabe que Cunha tem um repertório de condutas questionáveis, sempre envolvendo situações de benefícios próprios com recursos públicos”, destaca Luciana Santos, ao anunciar seu voto favorável à cassação.

E, a exemplo dos companheiros de partido, lembrou que ele “foi um dos grandes artífices do processo de impeachment (de Dilma Rousseff), em função da vingança. A cassação de Cunha serve ainda como denúncia do quanto foi uma farsa esse golpe”, enfatizou a parlamentar, para quem a cassação de Cunha responde à expectativa da população.

Chegou o dia

À frente da Minoria da Câmara, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também se manifestou favorável à cassação de Cunha. Logo que desembarcou em Brasília, na manhã desta segunda-feira, ela postou um vídeo nas redes sociais, anunciando que chegou o dia “em que deve ser sepultada a nefasta presença de Eduardo Cunha no Congresso.”

E destacou o mal que Eduardo Cunha “fez a esse país, não só desferindo o impeachment de Dilma Rousseff, por vingança, porque o PT não topou acordo no Conselho de Ética (para livrá-lo da cassação), como por toda uma pauta regressiva, dos direitos civis, dos direitos humanos contra as mulheres. Mas ele não seria cassado por isso. Ele é um mau político e tem que ser combatido na política. Ele será cassado porque além de tudo isso há provas robustas de práticas ilícitas com dinheiro público. Já é réu no Supremo e mostra a necessidade do parlamento dar uma resposta à sociedade brasileira.”

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), vice-líder da Minoria, também confirmou sua presença na Câmara dos Deputados, nesta segunda (12), para cassar o mandato de Eduardo Cunha, destacando que “quase um ano depois, chegou o dia.” E lembrou que “ele (Cunha) mentiu a CPI; violou regimento interno inúmeras vezes; violou a Constituição do Brasil; usou e abusou do poder”, citando as inúmeras práticas ilícitas de Cunha.