Municípios administrados pelo PCdoB na Bahia são destaques no Ideb

Os municípios de Licínio de Almeida e Jacaraci, ambos na região centro-sul da Bahia, foram destaques no novo levantamento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado na última semana. Além da proximidade geográfica, outro fato une os dois municípios: os dois são administrados por prefeitos do PCdoB.

Jacaraci ficou em primeiro lugar na categoria ‘Fundamental 2’, com média de 5.1, à frente de Ibirapuã. Licínio de Almeida ficou em segundo lugar na categoria ‘Fundamental 1’, com média de 6.3, ao lado do município de Novo Horizonte, e em terceiro lugar no ‘Fundamental 2’.

Os prefeitos do PCdoB que comemoram os bons resultados são Alan Leite (Licínio de Almeida) e Deusdedit Rocha (Jacaraci). Licínio de Almeida tem sempre figurado entre os municípios com os melhores desempenhos em educação, nos últimos anos, a partir de um grande esforço da gestão.

“Assim que assumimos, colocamos a educação como a face mais importante. Criamos mecanismos e somamos esforços da equipe inteira e também convocamos a sociedade para essa jornada de tentar dar à educação de Licínio de Almeida a cara da cidade”, contou Alan Leite, em uma entrevista ao Portal Vermelho, no ano passado.

Quando assumiu o mandato, o prefeito Alan Lacerda se tornou notícia ao matricular os filhos na rede pública de ensino e ao orientar que os secretários fizessem o mesmo. Ele foi um dos primeiros gestores do país a adotar essa postura, em uma tentativa de revolucionar a administração pública, com foco, principalmente, na educação.

Os resultados não tardaram a chegar: o município liderou, por três anos, o ranking estadual do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e está entre os 100 melhor avaliados do Brasil.

De Salvador,
Erikson Walla