CE: Escola de Saúde promoverá curso para agentes de saúde e endemias

Este é o segundo curso, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, para implementação da Política Nacional de Educação Popular dentro da Política de Educação Popular. No Ceará, são ofertadas 210 vagas ao total, divididas entre os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Horizonte e Sobral.

CE: Escola de Saúde promoverá curso para agentes de saúde e endemias

Agentes de saúde e combate a endemias do Ceará tem a partir de agora a oportunidade de participar do segundo Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, uma iniciativa do Ministério da Saúde viabilizada pela Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Na última semana o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) participou de uma reunião com a coordenação do curso no Ceará. O dirigente do Sindsaúde, Quintino Neto, representou os ACS e ACE do Estado. O objetivo foi traçar estratégias para divulgar o curso e a seleção dos participantes, que será feita através de edital público, que deve ser disponibilizado a partir desta segunda-feira (05/09), no site do Edpopsus – www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br .

210 vagas para o Ceará

Neste segundo curso, estão sendo oferecidas 7 mil vagas para 13 estados brasileiros. No Ceará, são 210 vagas ofertadas, sendo 70 para Fortaleza, 70 para Maracanaú, 35 para Horizonte e 35 para Sobral. O primeiro curso presencial dentro da Política de Educação Popular foi realizado em 2013/2014. Desta vez, o curso traz um diferencial: 30% das vagas serão destinadas a outros profissionais e lideranças de movimentos populares.

O Curso

Foi a experiência positiva do primeiro curso que indicou a importância de sua continuidade e aprofundamento. A ideia é promover a reflexão crítica sobre o trabalho dos agentes de saúde e combate a endemias e demais atores sociais a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde e, desta forma, potencializar o cuidado, a participação e a mobilização popular nas comunidades, fortalecendo a atenção básica e o SUS, hoje ameaçado.

A estrutura curricular do Curso traz entre os eixos temáticos a Educação Popular em Saúde e o Processo de Trabalho na Atenção Básica, Direito à Saúde e Promoção da Equidade, As lutas populares e a construção histórica do SUS, Território, processo de saúde-doença-cuidado e Educação Popular, Estado e Participação social.

Para Quintino Neto, esta é uma grande oportunidade de aperfeiçoamento para os ACE e ACE do Ceará. “Este curso é uma ferramenta de resistência, de valorização do SUS e da atenção básica, onde os agentes de saúde e combate a endemias tem atuação fundamental”, afirma.

Para mais informações, acesse o site do Edpopsus
www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br