Espanhol Podemos solicita à UE suspensão de relações com Brasil

O partido espanhol Podemos solicitou nesta quinta-feira (1º/9) que a União Europeia suspenda as relações com o Brasil após o golpe de Estado parlamentar realizado na quarta-feira (31/8) em Brasília, no Senado, que destituiu a presidenta legítima Dilma Rousseff e instalou no cargo o golpista Michel Temer.

Miguel Urbán e Xabier Benito, do Podemos

Em carta dirigida à representante das Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, os deputados do Podemos Xabier Benito e Miguel Urbán, afirmam que a UE deve estabelecer que só reconhecerá a legitimidade do que houve no Brasil quando a vontade das urnas seja restabelecida. Eles escreveram que o atual governo instalado pelo golpe "carece de legitimidade democrática".

Durante o processo do impedimento de Dilma, o grupo solicitou à UE que desse continuidade às negociações com o Mercosul mas sem a presença do Brasil.

Urbán, é membro da Comissão de Assuntos Externos do Parlamento Europeu, e Benito, vice-presidente da Comissão de Relações com o Mercosul. Na carta, o Podemos afirma que qualquer relação política ou comercial da UE com o Brasil seria compreendida como a legitimação do golpe, daí pede o fim das relações do bloco com o país sul-americano.

O Podemos ainda defende que, na negociação entre o bloco e o Mercosul, só participem governos que têm apoio dos cidadãos. O partido afirma também que é preciso denunciar a ilegitimidade do governo instalado pelo golpe ou de qualquer um que não tenha sido eleito democraticamente nas urnas.

A direção da Comissão Europeia, dirigida pela direita da Europa e que tem interesses estratégicos, comerciais e políticos grandes em relação ao golpe de Estado no Brasil, fez ouvidos moucos aos pedidos dos deputados espanhóis.

O governo ilegítimo já deu fortes sinais de que relaxará as negociações com o bloco europeu, em prejuízo dos interesses do povo brasileiro.