Xi Jinping pede reforço de apoio estratégico para Exército chinês

O presidente chinês Xi Jinping pediu na segunda-feira (29) maiores esforços para construir um grupo de apoio estratégico forte e moderno. Xi, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central (CMC), fez o comentário durante uma visita aos escritórios da Força de Apoio Estratégica do Exército de Libertação Popular (ELP).

Xi Jinping - www.news.cn

"A força de apoio estratégica tem uma missão histórica e tem que se esforçar para ser a melhor do mundo e corajosa em inovação e superação", disse Xi.

Estabelecida no ano passado como parte da reforma da defesa militar e nacional, o grupo de apoio estratégico é um novo tipo de força de combate para garantir a segurança nacional e um importante aspecto do sistema de operações conjunto do ELP, indicou Xi.

"A inovação é o que mais necessitamos na construção dessa força estratégica de apoio. A inovação é a solução fundamental", destacou Xi, pedindo que a força se concentre no combate real, eficiência e integração do desenvolvimento militar e civil.

A força sempre deve se manter vigilante e estar preparada para combate, elaborar uma estratégia de desenvolvimento e um plano de construção de capacidade, construir um novo sistema de treinamento e fortalecer sua dissuasão e capacidades de combate, comentou Xi.

Ele sublinhou particularmente a inovação em teoria e tecnologia militares, pedindo a formação de novos tipos de forças de combate e talentos criativos de alto nível.

Xi pediu a força que ensine seus soldados e funcionários para aderir "a liderança absoluta" do Partido e urgiu que comitês do Partido na força melhorem sua habilidade de guiar o desenvolvimento militar e administrar membros do Partido.

Xi estava acompanhado por Fan Changlong e Xu Qiliang, vice-presidentes da CMC.