O golpe no Brasil significa voltar ao passado, diz Cristina Kirchner

A ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, enviou uma mensagem ao também ex-presidente Lula, sobre o golpe no Brasil. Para ela, o julgamento político contra Dilma Rousseff significa “voltar ao passado de pobreza e mediocridade para as grandes maiorias em benefício do imenso poder econômico de poucos”.

Dilma e Cristina Kirchner - Divulgação

Cristina não hesita em afirmar que as mudanças drásticas de comando tanto no Brasil quanto na Argentina não são simples coincidências. “Qualquer coincidência como que aconteceu e está acontecendo em nosso país não é casualidade. É estratégia dura e pura, sobre a região, contra os governos nacionais, populares e democráticos e sobre seus líderes políticos”, escreveu a ex-presidenta na mensagem.

Na mensagem enviada a Cristina, Lula falou sobre a “gravíssima situação política e institucional que o Brasil vive”. E deixou a amiga informada sobre os fatos que vem acontecendo no país desde a reeleição de Dilma em 2014. “[os grupos da oposição] bombarderam de maneira sistemática os esforços do governo para definir a política econômica no sentido de resistir ao crescente impacto da crise internacional e recuperar o crescimento sustentável”.

Em sua mensagem, Lula denunciou que a oposição “criou um clima artificial de beco sem saída politica e institucional, com efeitos profundamente danosos para a vida do país”.

Na Argentina, Cristina também vem sofrendo constantes ataques da mídia hegemônica, principalmente do grupo Clarín, sobre sua administração.

O julgamento político de Dilma Rousseff no Senado continua nesta terça-feira (30), a votação dos senadores deve acontecer na quarta-feira (31). Caso o impeachment seja aprovado, a presidenta será destituída do cargo que assumiu pela segunda vez em janeiro de 2015.