Greve: Vice Governadora Izolda Cela recebe representantes da UECE

A vice-governadora Izolda Cela recebeu, na última segunda-feira (29/08), representantes dos movimentos sindicais da Uece, UVA e Urca para dar prosseguimento ao diálogo visando o fim da greve das universidades estaduais que já soma mais de 100 dias.

Greve: Vice Governadora Izolda Cela recebe representantes da UECE

A reunião procurou tratar de forma específica as pautas da Universidade Estadual do Ceará. As demandas da UVA serão foco de reunião agendada para a noite desta segunda. A Urca deverá ser atendida em breve. De forma clara e objetiva, a vice-governadora afirmou que é preciso pontuar quais os entraves determinantes para o fim da greve.

Recentemente, o Governo do Estado apresentou Termo de Compromisso elaborado após discutir por mais de sete horas com representantes do movimento grevista e o secretário Hugo Figueirêdo, da Seplag. Mesmo com o avanço nas negociações, a Assembleia dos professores optou por manter a greve.

O presidente do SindiUece, Célio Coutinho, disse que "é muito importante o governo dar continuidade o processo de negociação, reconhecemos esse gesto de abertura ao diálogo".

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece), Inácio Arruda, lembrou que várias reuniões já foram realizadas para discutir as reivindicações das universidades. Na última semana, após a reunião com a Seplag, o governador Camilo Santana recebeu os secretários Inácio Arruda e Hugo Figueirêdo e os reitores para acompanhar o avanço das negociações.

Segundo Célio Coutinho, os pontos-chave que ainda trazem preocupações para os grevistas são: reajuste salarial, equiparação salarial dos professores substitutos, não garantia de concessão da dedicação exclusiva (DE) e a realização de novos concursos para suprir a carência de professores nas universidades.

Ficou acordada a proposta de criação de um Grupo de Trabalho para tratar da questão do reajuste salarial e equiparação da remuneração dos professores substitutos com a participação da Seplag, Secitece, Sefaz e representantes das reitorias e dos sindicatos.

Izolda Cela, que é também professora da UVA, reafirmou o interesse do governo em resolver a questão e garantiu que as universidades estaduais estão dentre as prioridades do Estado mas lembrou que é preciso considerar os contextos pelo qual passa o País.

Também participaram do encontro o secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho; o coordenador de Educação Superior, Cândido BC Neto; o reitor Jackson Sampaio e o vice-reitor Hidelbrando Soares, ambos da Uece.