Dilma, sua luta liberta os povos da América, diz Evo Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, enviou mensagens de apoio a Dilma Rousseff por meio de sua conta oficial no Twitter. Com quatro posts dedicados ao julgamento político realizado no Brasil, o chefe de Estado destacou a altivez da presidenta.

Evo Morales e Dilma Rousseff - Fotos Públicas

“Irmã Dilma, sua luta é a mesma luta que liberta nossos povos na América Latina e no mundo contra o poder econômico de uns poucos”, disse Evo.

O presidente do país andino não tem dúvidas sobre os propósitos do golpe no Brasil: “Irmã Dilma, com este processo injusto pretendem conter a rebelião do povo e expulsar os pobres, os negros e as mulheres do poder”, afirmou.

Evo deixa claro também que o golpe em curso no Brasil está baseado no tripé da mídia hegemônica, do poder judiciário e do Congresso Nacional. “Antes os golpes de Estado eram executados pelos militares pró-imperialistas. Hoje os golpes de Estado são no Congresso, judiciais ou midiáticos”, denunciou.

Para Evo, resta aos presidentes de esquerda do continente “a perseguição judicial”, enquanto os de direita são favorecidos com “mandatos de impunidade”.

Evo Morales é o primeiro chefe de Estado da América Latina a se manifestar, nesta segunda-feira (29), sobre o golpe em curso no Brasil, enquanto Dilma Rousseff enfrenta o julgamento político no Senado Federal.