"Fora Temer" marca ato político do 9° Congresso da Contee

‘‘Fora Temer’’ foi mesmo o brado que ecoou no primeiro dia do 9° Conatee. Depois de ter sido evocada logo na abertura do congresso, a palavra de ordem marcou o ato político que encerrou os trabalhos desta sexta-feira (26). Representantes de diversas entidades nacionais denunciaram o golpe e a Lei da Mordaça, defenderam a democracia — tanto no país quanto dentro das escolas — e enfatizaram a luta da Contee em prol da educação e dos trabalhadores e trabalhadoras.

Madalena Guasco - Contee

Segundo Madalena Guasco Peixoto, coordenadora-geral da Contee o momento exige unidade, "Sabemos da nossa responsabilidade. (…) Temos que sair daqui fortalecidos. A esquerda brasileira precisa estar unida. Os trabalhadores e os movimentos sociais precisam estar juntos. Não é hora nem momento de ficar com discussões menores. Temos um grande inimigo. Ele está no palco e nós estamos assistindo. Temos que tirá-lo do palco. Estivemos no palco por 12 anos e construímos um projeto alternativo que é fundamental. (…) O reacionarismo fascista que estamos vendo não é da nossa história e não combina com nosso povo. Conclamo a unidade neste momento. Temos é que nos abraçar e aqui construir uma plataforma de luta aguerrida", avalia.

Roberto Leão, presidente da CNTE, considera que o momento é de enfrentamento ao golpe ‘‘Fora Temer! É esse grito que as ruas precisam ouvir. Não reconheceremos jamais esse governo ilegítimo. (…) Mesmo que Temer continue, não deixaremos Temer governar sossegado. Não viveremos em paz se Temer continuar presidente. Vamos às ruas, às praças, denunciar esse golpe no mundo inteiro. (…) Vamos continuar tendo Paulo Freire como um guia para nós. (…) A escola num espaço de ideias, de vida, não de adestramento dos nossos jovens e nossas crianças", denuncia. 

Lúcia Rincon, da União Brasileira de Mulheres (UBM) é enfática ao afirmar que o golpe é machista, ‘‘a misoginia é uma das marcas desse governo ilegítimo e golpista. (…) Destacamos atuação da Contee apontando o caminho da emancipação de homens e mulheres, da educação comprometida. E o ato político hoje significa que nós nos posicionamos mais uma vez, a dizer que esta sociedade precisa ser construída e usufruída por homens e mulheres. Precisamos dizer que não vamos temer nas escolas. Não teremos mais a timidez de promover abertamente a justiça social nas escolas públicas. (…) Vamos dizer que lutamos sim por uma sociedade que trabalhe com mais programas de inclusão’’, afirma. 

Renata Mielli, coordenadora-geral do FNDC, lembra da contribuição da Contee na luta para democratização dos meios de comunicação: ‘‘É muito importante contar com a Contee na Executiva do FNDC. Há muitos anos que a Contee vem trabalhando internamente, junto aos seus sindicatos, junto aos profissionais da educação no debate sobre a necessidade de se democratizar as comunicações no país. (…) Porque o debate da comunicação tem que ser feito dentro da escola. É na escola que precisamos mostrar para nossa juventude que a mídia tem lado, que quando um governo golpista apresenta um projeto de uma Escola Sem Partido, na verdade o projeto da Escola Sem Partido é o projeto da escola sem pensamento crítico.’’


Adílson Araújo, presidente da CTB,  diz que não existe outra saída que não seja a luta contra o golpe. ‘‘Esta não é uma crise brasileira. É a mais grave crise econômica do sistema capitalista mundial. E, decorrentes desse processo sistêmico, as repercussões no Brasil são dramáticas. (…) Por uma questão de sobrevivência, fora Temer. Essa é uma questão central que está posta. Porque, à luz das conquistas, por mais que alguns achem que foi insuficiente — e é verdade —, diante do atraso secular desse país, o que se fez nesses 13 anos impactou a vida das pessoas".

O fórum, que ocorre entre sexta (26) a domingo (28), contará com a presença de 800 delegados que debatem sobre a eleição da Diretoria Plena e do Conselho Fiscal da Contee; o balanço da atual gestão; a prestação de contas e o plano de lutas, analise conjuntural e as relações sindicais e direito do trabalho, entre outros assuntos.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee é uma entidade sindical de terceiro grau que congrega 82 sindicatos e 7 federações de professores e técnicos e administrativos do setor privado de ensino, da educação infantil à superior – representando atualmente cerca de 1 milhão de trabalhadores brasileiros.