Sindicato visita agências de Fortaleza e chama bancários à mobilização

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou, na última quarta-feira (24/08), o lançamento da Campanha Nacional da categoria com visitas a diversas agências do Centro de Fortaleza, mobilizando os bancários e informando sobre negociações gerais e específicas. Foram visitadas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Banco do Nordeste do Brasil e Bradesco.

Sindicato visita agências de Fortaleza e chama bancários à mobilização

Os dirigentes alertaram ainda das ameaças concretas contra os trabalhadores que podem se confirmar diante da possibilidade de aprovação definitiva do processo de impeachment: terceirização, arrocho salarial, risco eminente de privatização das estatais, demissões, entre outras. Os sindicalistas enfatizaram a posição da entidade que é a defesa intransigente dos bancos públicos e dos direitos conquistados com muita luta pelos trabalhadores bancários.

O Comando Nacional realiza nesta quarta, 24 e também na segunda-feira, 29, novas rodadas de negociação com a Fenaban, onde aguardam propostas às 128 cláusulas apresentadas durante a primeira rodada de negociação realizada nos dias 18 e 19/8.

“Queremos convocar todos os bancários à luta, pois só com ela vamos garantir nossos direitos, assim como novos avanços. Precisamos estar unidos acima de tudo, construirmos uma campanha e uma greve fortes, pois a conjuntura não está favorável para a nossa categoria”, convocou Plauto Macedo, diretor do Sindicato e funcionário do BB.

Já o diretor e funcionário do Bradesco, Gabriel Motta, destacou que o dia-a-dia do bancário está cada vez mais difícil. “Mesmo nesse estresse que vivemos de metas, de adoecimento, de falta de material humano nas agências para atender dignamente, temos que nos mobilizar. Não podemos permitir que nos transformem em meros agentes de vendas, com metas absurdas. É plano de incentivo à demissão, incentivo à aposentadoria precoce para promover rotatividade nos bancos privados e enxugar os bancos públicos. Entretanto, se não tiver mobilização, o envolvimento de cada bancário para mudar esse quadro, principalmente agora durante a campanha salarial, nada muda. Só a luta garante nossos direitos e nossas conquistas”.

O diretor Ribamar Pacheco, funcionário do Itaú, cobrou mais contratações para melhorar o atendimento e as condições de trabalho dos bancários. “São poucos trabalhadores para darem conta da demanda dentro dos bancos. E ao invés de contratar, os bancos vêm cortando mais e mais postos de trabalho a cada dia, aumentando os índices de adoecimento da categoria e piorando cada vez mais o serviço à população. Temos pela frente uma campanha muito difícil, mas com nossa unidade, mobilização e organização, vamos realizar uma campanha vitoriosa porque crise no sistema financeiro não existe, a cada ano o setor acumula mais lucro”, destacou o diretor, finalizando com um recado à população: “exijam junto ao seu banco mais trabalhadores para realizar o atendimento, porque do mesmo jeito que o bancário sofre, você sofre também nas filas, é muito desrespeito”.