Trabalhadores se manifestam na Câmara contra governo golpista 

O grito “Fora Temer” ecoou pelas dependências da Câmara dos Deputados em manifestação realizada, nesta terça-feira (23), por sindicalistas, representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e de entidades dos movimentos sociais, que ocuparam o hall da taquigrafia da Câmara para manifestarem a indignação dos trabalhadores brasileiros diante da iminência de um golpe de Estado contra a presidenta eleita Dilma Rousseff.  

Trabalhadores se manifestam na Câmara contra governo golpista - Agência Câmara

O ato também foi contra as perdas de direitos sociais e trabalhistas preparadas pelo presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB) e que tramitam na Casa, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241) e o projeto de lei que ameaça direitos trabalhistas e sociais conquistados nos últimos tempos.

Como parte das grandes mobilizações sociais, nesta quarta-feira (24), às 19h30 também ocorrerá um grande ato no Sindicato dos Bancários do DF, com a presença da presidenta Dilma.

Golpe contra o Brasil

Os deputados petistas Paulo Pimenta (RS) e Vicentinho (SP), ativistas dos movimentos contra o golpe e defensores dos direitos conquistados pelos trabalhadores, afirmaram que o ato na Câmara demonstra a união de vários setores da sociedade brasileira pela garantia da justiça e dos direitos conquistados.

“Os movimentos estão unificados e entendem que o que o Brasil vive é mais que um golpe à democracia. É um golpe contra o Brasil, contra o povo brasileiro”, afirmou Paulo Pimenta, que ainda observou que a primeira grande tarefa é derrotar o golpe. “Essa é uma bandeira que unifica diferentes partidos políticos, movimentos sociais e entidades sindicais”, avaliou.

“O custo social e econômico do golpe é muito mais a defesa do pré-sal, do nosso petróleo, dos direitos dos trabalhadores, dos direitos previdenciários, do patrimônio público brasileiro”, considerou Paulo Pimenta. Ele informou que nos próximos dias chegarão à Brasília representantes de várias categorias que, juntos com os petroleiros, trabalhadores da educação e saúde darão início à jornada de luta e de resistência.

Para o deputado Vicentinho, a mobilização, além de demonstração de unidade, significa consciência e garra desses movimentos. “Aqui estão trabalhadores de várias categorias que lutam contra a PEC 257, pela Petrobras, se posicionam contra o governo golpista de Michel Temer e exigem a cassação de Eduardo Cunha”, observou Vicentinho.

Sobre uma greve geral, o deputado não descartou essa possibilidade, mas disse que, para isso, os gritos que ecoaram nas dependências da Câmara hoje, precisam ecoar pelo país inteiro para virar realidade.