Exército iraquiano declara nova vitória contra Estado Islâmico

As Forças Armadas do Iraque comunicaram nesta terça-feira (23) que a cidade de Qayyarah foi libertada dos terroristas do grupo Estado Islâmico.

As forças militares do Iraque preparam a missão de reconquista da cidade de Faluja - AP Photo

O exército, por meio de conta oficial do Twitter, declarou seus êxitos em uma série de mensagens postadas com a hashtag "Qayyarah completamente livre".

"Agora Qayyarah também está completamente livre", de acordo com uma das postagens.

"As Forças Armadas do Iraque hastearam a bandeira do país em edifícios e hospital após a sua libertação do terrorismo", em outra postagem.

O local, desde agora livre dos terroristas, está localizado a 50 quilômetros da zona sul de Mossul e estava sendo controlada por jihadistas desde 2014. Atualmente, militares do Iraque estão se preparando para avançar contra o grupo Estado Islâmico (organização terrorista proibida na Rússia e em muitos outros países) em Mossul em um combate final e decisivo.

Os militares iraquianos também informaram sobre vítimas jihadistas em tumulto na região de Khalidiya perto da cidade de Ramadi.

Vale frisar que nesta terça, mais cedo, foi informado pelo serviço de procuração alemã que a organização terrorista Estado Islâmico mantem o controle de uma única jazida de petróleo, estando ela localizada na cidade de Qayyarah. Até agora, não foi declarado pelo exército do Iraque sobre libertação da jazida.