CebraPaz-SC retoma suas atividades e realiza debates na UFSC 

Retomando suas atividades o CebraPaz-SC, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, com o Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com o Centro de Filosofia e Humanas (CFH-UFSC), está apoiando a iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa Antônio Gramsc que vai realizar dois debates nos dias 05 e 06 de Setembro.

Cebrapaz santa catarina

Os dois debates são destinados a recepcionar os calouros do CFH. No dia 05 de setembro acontece a conferencia: “Fascismo e Antifascismo: o que a experiência histórica tem a nos ensinar” e no dia 06 de setembro a Aula Inaugural, com o tema: “Gramsci: Meridionalismo e Hegemonia”. Ambas serão ministradas pelo Professor Gianni Fresu, da Universidade Federal de Uberlândia e membro Comitê Cientifico da Escola Internacional de Estudos Gramscianos.

Durante o evento também estará sendo lançado o livro “Lenin Leitor de Marx” de autoria do conferencista, editado pela Editora Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois e traduzido pela companheira Rita Coitinho e o companheiro Marcos Aurélio.

Há dois meses o CebraPaz-SC retomou suas atividades regulares e vem procurando, por meio de reuniões, seminários, debates temáticos, participação em atos públicos e manifestações expressar a relação que há entre a luta política conjuntural – no caso do Brasil a luta contra o Golpe – e a luta pela paz no mundo, seguindo as orientações do Cebrapaz Nacional e do Conselho Mundial pela Paz.

Ao longo deste período foram realizadas cinco reuniões, agregando em cada uma delas novas pessoas e segmentos diversos, interessados no debate proposto pela entidade. A página no facebook foi reativada e um grupo no Telegram foi criado, como meio de organizar e divulgar os debates e de socializar os diversos temas que estão sendo observados pelos integrantes da entidade.

Em parceria com o OcupaMinc-SC foi organizado um debate sobre o documentário “A Doutrina do Choque”, na sede do Minc em Santa Catarina. O CebraPaz-SC também esteve presente em diversas manifestações contra o Golpe, com cara própria, participando com os demais movimentos desta luta que atinge o trabalhador brasileiro e põe em risco a política externa solidária, pacifista e de integração desenvolvida pelo país historicamente e aprofundada nos últimos 12 anos.

A partir das atividades na UFSC, em razão do processo eleitoral, a Coordenação do CebraPaz-SC optou por suspender as atividades até o fim do pleito. Retomando a agenda de reuniões, debates e manifestações públicas em novembro.