Hollande viaja a Itália para reunião sobre futuro da UE

O presidente francês, François Hollande, viaja nesta segunda-feira (22) para a Itália, onde ser reunirá com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, para discutir o futuro da União Europeia (UE) .

François Hollande

De acordo com um comunicado do Palácio do Eliseu, o encontro na ilha italiana de Ventotene será uma 'cúpula pós-Brexit' para dialogar sobre os desafios do bloco regional depois da saída do Reino Unido.

Segundo o texto, os três chefes de Estado conversarão sobre o futuro da região e os preparativos para a cúpula comunitária prevista para 16 de setembro em Bratislava, Eslováquia.

Nessa reunião, está planejado abordar a necessária renovação do chamado grupo dos 28, que proximamente será o grupo dos 27, pois perderá um de seus sócios mais importantes.

Depois de uma longa campanha, a nação britânica realizou um referendo em 23 de junho, no qual optou por abandonar o bloco regional.

Agora o governo do Reino Unido, encabeçado por Theresa May, tem um prazo de dois anos para começar formalmente o processo de saída.

Hollande se mostrou a favor de começar as negociações o quanto antes, com a opinião de que assim será melhor para todos os envolvidos.

Depois de se reunir há algumas semanas com Theresa, o presidente francês aceitou que pode haver uma preparação para o processo, mas reafirmou que quanto mais cedo será melhor para o interesse comum, da Europa e do Reino Unido.

O mandatário lembrou que o 'Reino Unido decidiu sair da UE. É sua decisão, é sua responsabilidade e nós a respeitamos'.