Nasce em Pernambuco a UNA – União Nacional LGBT 

Fruto do empenho de várias entidades e movimentos que lutam pela liberdade de expressão, por respeito a todas as formas de amar e, principalmente, por uma sociedade com equidade de direitos, conscientemente elevada e solidária, nasceu em Pernambuco a União Nacional LGBT (UNA). A reunião de lançamento da entidade aconteceu sábado (13), no auditório do Sindupe, em Santo Amaro. 

Nasce em Pernambuco a UNA - União Nacional LGBT - UNA PE

A UNALGBT PE nasce com um sentimento de unidade , representação e compromisso de construção coletiva. O objetivo é fortalecer e unificar a luta contra a LBTFobia (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), na perspectiva da emancipação e por uma construção de uma sociedade plenamente livre.

O coletivo tem como missão ainda enfrentar o machismo, o racismo, o lesbofobia, a homofobia, a bifobia e a transfobia, em todas as suas formas de manifestação e, particularmente, as ações que impedem o usufruto do exercício dos direitos humanos.

"Foi lindo. Conseguimos fazer história, um coletivo amplo, com participação de diversas entidades, como Amotrans, Movimento LGBT Zona Norte, MNU, LGBT UFPE, Sewr Coletivo, UJS, UMES, UBES, Secretaria Executiva da Mulher e Coletivo LGBT do PSB, Movimento de Mães pela Diversidade. Contamos também com a presença de candidatas/os aliadas/os que tem compromisso com as políticas LGBT, Melka Pinto, Cida Pedrosa, George Braga e Xandy Show, do PCdoB; e Maria do Céu", comemorou Irene Freire, que participa da UNA-PE.

Ainda segundo Irene Freire, o grupo quer ecoar a luta pela liberdade de amar e ser amado dentro de todas as esferas. “Queremos ser felizes em qualquer lugar, seja nos ambientes públicos e privados. Tendo o direito universal que é de amar e ser feliz".

Audicéa Rodrigues, com informações da UNA-PE e do DP
Do Recife