China lança primeiro satélite de telecomunicação quântico do mundo

A China lançou com sucesso às 1h40 da madrugada de hoje o primeiro satélite de telecomunicação quântico do mundo. O lançamento foi feito do Centro de Lançamento de Satélite de Jiuquan, no Deserto Gobi, noroeste da China.

Foguete lançador Longa Marcha leva satélite chinês Quess para o espaço

O Satélite de Experimentos Quânticos em Escala de Espaço (Quess, em inglês), foi transportado pelo foguete Longa Marcha-2D.

O satélite, que pesa mais de 600 quilos, circundará a Terra uma vez em cada 90 minutos depois de entrar na órbita hélio-síncrona em uma altitude de 500 quilômetros.

O satélite foi batizado de “Mozi”, filósofo e cientista chinês do Século 5 a.C. considerado como a primeira pessoa na história humana a conduzir experimentos ópticos.

Na sua missão de dois anos, o Quess é deverá estabelecer telecomunicações quânticas à prova de ataques de hackers através da transmissão por códigos do espaço para a Terra, e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos mais estranhos na física quântica – o emaranhamento quântico.

A telecomunicação quântica possui segurança ultra-alta, pois um fóton quântico não pode ser separado nem duplicado. Por isso, é impossível escutar furtivamente, interceptar ou decifrar as informações transmitidas através dele.

Com a ajuda do novo satélite, os cientistas poderão testar a distribuição de chave quântico entre o satélite e as estações na Terra, e realizar telecomunicações quânticas seguras entre Pequim e Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.

O Quess, como planejado, também vai transmitir fótons emaranhados para as duas estações na Terra, 1.200 quilômetros de distância, a fim de testar o emaranhamento quântico em uma distância mais longa e o teletransporte quântico entre si próprio e uma estação em Ali, no Tibete.