PEC 241, do governo golpista é crime de lesa pátria, acusa Patrus

O ex-ministro de Desenvolvimento Agrário do Brasil durante o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, deputado Patrus Ananias (PT-MG) denunciou como “um crime de lesa pátria” a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016, apresentada ao Congresso pelo governo golpista de Michel Temer.

Queremos que movimentos sociais tenham autonomia, não sejam chapa-branca, diz Patrus - Foto: RafaB – Gabinete Digital/PR

Segundo Patrus, o governo interino pretende impor ao país um arrocho fiscal que “vai travar por 20 anos os investimentos públicos e o Brasil e desmontará as políticas sociais e o Estado brasileiro”. A emenda institui um limite para os gastos públicos federais durante 20 anos. Proposta do governo golpista é crime de lesa pátria, acusa o ex-ministro.

Em discurso na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, nesta terça-feira (9), Patrus classificou a proposta como “perversa” e alertou que o governo golpista tem, “na alça de mira” do processo de desmonte das políticas sociais, o fim de programas como o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família.

De acordo com o deputado, a Emenda, cuja admissibilidade foi aprovada no fim da tarde desta terça (9) pela maioria aliada ao governo na CCJ, “desmonta todo o capítulo da Constituição que trata da Ordem Social” e põe em risco todos os avanços da Constituição de 1988 que possibilitaram, entre outras, as políticas dos governos Lula e Dilma nas áreas de seguridade social, educação, cultura, ciência e tecnologia.