Eleições na Nicarágua: Ortega concorre novamente à presidência

O atual presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, oficializou nesta quarta-feira sua candidatura para as eleições que acontecem no dia 6 de novembro. Dirigente da Frente Sandinista de Liberação Nacional desde 1962, ele cumpre o terceiro mandato consecutivo. Sua companheira de chapa, Rosario Murillo, é também sua companheira de vida desde 1979.

Daniel Ortega e Rosario Murillo - La Voz del Sandinismo

“Meu compromisso como chefe de Estado é garantir a paz e a estabilidade e parte disso significa que este processo eleitoral deve caminhar da melhor maneira”, afirmou Ortega em coletiva de imprensa.

Para Ortega, a Nicarágua tem tido dificuldades em avançar no caminho progressista por que “o país tem sido assolado por guerras”. E lembrou que a promulgação da Constituição, em 1987 estabeleceu princípios democráticos importantes.

Ortega e Rosario se apresentaram na sede do Conselho Supremo Eleitoral para inscrever a candidatura à presidência e vice-presidência no mesmo dia que a chapa inscreveu seus candidatos às cadeiras da Câmara Federal e do Parlacen, o Parlamento Centro-americano.

As eleições acontecem no dia 6 de novembro, além do presidente, os nicaraguenses vão escolher 90 deputados para a Câmara Federal e 20 para o Parlacen.