Paraguai diz não reconhecer Presidência da Venezuela no Mercosul

O chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, afirmou nesta segunda-feira (1º/8) que o governo de seu país não reconhece a Venezuela à frente da presidência rotativa do Mercosul. Mesmo com as tentativas de boicote do Brasil e do Paraguai o país de Maduro assumiu o comando do bloco.

Eladio Loizaga - Divulgação

Em coletiva de imprensa no Palácio do Governo em Assunção, capital paraguaia, Loizaga disse que seu país não dará validade a qualquer documento ou convocação feitos pela Venezuela.

"Como chanceler, volto a repetir que para nós esta Presidência [da Venezuela] é inexistente", declarou. "A posição do governo é clara, não aceita esta autoproclamação por parte da Venezuela no exercício da Presidência Pro Tempore", completou.

A transição da presidência pró-tempore acontece a cada seis meses e é feita de acordo com a ordem alfabética. Portanto, o Uruguai, ao transferir o comando para a Venezuela, não fez nada além do regulamento do Mercosul.

O Paraguai é o único país do bloco que, até o momento, rejeitou abertamente o anúncio da Venezuela. No sábado (30), o governo paraguaio classificou a decisão como "unilateral" e afirmou que não a reconhecia.