Franceses não confiam no governo em relação ao combate ao terrorismo

A desconfiança dos franceses na capacidade do governo para enfrentar o terrorismo aumentou quatro pontos nos últimos dias e chegou a 71%, informou uma pesquisa revelada nesta terça-feira (2) em Paris.

Caminhão usado por terroristas em Nice

De acordo com a consulta realizada pelo instituto Ifop, após o atentado em Nice no dia 14 de julho a desconfiança era de 67%, enquanto agora, depois do ataque a uma igreja na Normandia, realizado na semana passada, o índice subiu para 71%.

Desse total, cerca de 41% mostra-se firme ao afirmar que "não tem nenhuma confiança" nas autoridades, enquanto 30% se inclina para a desconfiança com uma postura mais moderada, declarou o estudo.

Por outro lado, a confiança nas forças de segurança (polícia e militares) continua alta com cerca de 80%, ainda que registre uma queda de quatro pontos.

Para 58% dos questionados, a principal preocupação na atualidade é a luta contra o terrorismo, muito por causa do desemprego, que se localiza em segundo lugar com 17%.

Em julho, a França viveu dois atentados que deixaram um forte impacto: o massacre de Nice, que deixou 84 mortos, e a tomada de reféns na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na qual o sacerdote da instituição foi degolado.

Em seguida, governo adotou medidas como estender até janeiro o estado de emergência e manter 10 mil soldados mobilizados nas ruas para garantir a segurança, como parte da Operação Sentinelle.