Deputados Valduga e Colatto debatem a crise do milho

As últimas informações sobre abastecimento de milho e as tramitações que envolvem o setor de grãos em âmbito federal foram repassadas pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) ao deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB/SC) na manhã da segunda-feira (8), antes de Colatto retornar para Brasília, após o recesso parlamentar.

Deputados valduga e colatto

A exemplo de Colatto, o deputado Valduga acompanha a questão de escassez do grão e a alta de preço do produto em Santa Catarina. O parlamentar levará a pauta ao governador e intercederá pelos setores que necessitam urgentemente do grão para abastecimento do seu plantel, a exemplo da suinocultura, avicultura e bovinocultura que há meses anunciam perdas significativas. Em Brasília, a pauta sobre milho é levada por Colatto ao ministro da agricultura Blairo Maggi e o secretário de política agrícola do Mapa, Neri Geller.

Na sexta-feira, a Resolução número 5 publicada no Diário Oficial da União (DOU) permitiu que o produtor beneficiário do Programa Venda Balcão amplie a capacidade de compra de milho em grão para abastecimento do seu plantel. Nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul, o volume permitido passará de seis toneladas para 14 toneladas e de seis toneladas para 10 toneladas nas regiões Nordeste e Norte.

A autorização foi do Ministério da Agricultura (Mapa) com aval da Casa Civil, Ministério da Fazenda e Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário. Com o benefício, segundo Colatto, o produtor rural terá mais facilidade para comprar milho, facilita o aproveitamento logístico, quando passa a transportar mais toneladas de milho comprado, utilizando o mesmo frete.

Estoque

Santa Catarina tem em seus estoques 40 mil toneladas de milho a disposição para comercialização, via Programa Venda a Balcão. Dois municípios catarinenses aumentarão o estoque a partir de segunda-feira (1/8): Itapiranga receberá mais cerca de 600 toneladas e Braço do Norte outras cerca de 1 mil toneladas. O preço do milho em grão em Santa Catarina está sendo comercializado entre R$ 39 a R$ 44 a saca (60 kg), conforme dados da Diretoria de Operações de Abastecimento da Conab.