Venezuela doa livros a estudantes sírios da Universidade de Damasco

Monteiro Lobato foi quem falou que “um país se faz com homens e livros”. Diante de destruição causada pela guerra imperialista na Síria, parece impossível pensar em outra coisa que não dar condições de vida razoáveis às pessoas. Mas o governo da Venezuela, ao que parece, levou à risca o ensinamento do autor brasileiro e tenta ajudar a reconstruir a Síria por meios dos livros.

Por Mariana Serafini

livros da venezuela para a síria - Sanava

Na última quinta-feira (28), estudantes sírios da Universidade de Damasco (capital do país) receberam um lote de livros enviado pelo governo de Nicolás Maduro como forma de contribuir para o desenvolvimento dos jovens e comemorar o aniversário de 62 anos de Hugo Chávez, um verdadeiro amante da leitura.

Entre os exemplares enviados estão livros científicos, voltados para a cultura e para as ciências sociais. A embaixada da Venezuela em Damasco se encarregou da distribuição.

O reitor da Universidade de Damasco, Hasan Kerdi, expressou gratidão pela iniciativa da Venezuela de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes do país. Revelou ainda ter interesse em promover atividades conjuntas com a embaixada da Venezuela a fim de incentivar o aprendizado do idioma do país latino.

O embaixador da Venezuela em Damasco, Imad Saab, por sua vez, disse que a missão diplomática venezuelana comemorou o aniversário de Hugo Chávez com a entrega de livros cujos temas podem contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

Destacou ainda a disposição da embaixada venezuelana em promover a cooperação com a Universidade de Damasco, em particular apoiar os estudantes interessados em ampliar os conhecimentos em Espanhol.