Presidente da Fetaesc apresenta balanço dos 48 anos da entidade

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (28) para fazer um relato dos 48 anos de atuação da entidade, que congrega 1.909 sindicatos de trabalhadores rurais e 22 extensões de base. O autor do requerimento para a manifestação de Dresch, foi o deputado Cesar Valduga (PCdoB).

walter dresch - agricultura

Fundada em 2 de julho de 1968 e atualmente sediada no município de São José, a federação participou de importantes conquistas para os trabalhadores rurais, entre as quais destacou o direito à aposentadoria integral, consolidada na Constituição de 1988.

A Fetaesc, disse, também tem sido um instrumento importante para consolidar o modelo rural catarinense, baseado em pequenas propriedades (94,5% delas com menos de 50 hectares), mas com alta produtividade. Fruto disso, ressaltou, é que com pouco mais de 1% do território nacional, o estado atualmente figura no 5º lugar entre os maiores produtores de alimentos do país.
Propriedades sem sucessores

Na data em que também se celebra o Dia do Agricultor, Dresch solicitou ainda apoio dos parlamentares para a elaboração políticas públicas que possibilitem a melhoria da qualidade vida da população rural e a permanência dos jovens em suas cidades. “No campo não existe só produção, mas também pessoas, que precisam de energia elétrica, telefonia, sinal de internet, escolas, pontes e áreas de lazer. E a data é oportuna para chamar a atenção para esta categoria de trabalhadores e trabalhadoras, que são responsáveis por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos catarinenses.”

Segundo Dresch, o aumento dos investimentos públicos também contribuiria para amenizar aquele que é considerado pela Fetaesc um das maiores ameaças a produção agrícola do estado: a falta de interesse dos mais jovens em permanecerem em suas cidades. “Temos 32 mil propriedades no estado sem sucessão porque os filhos e filhas dos agricultores preferem deixar o espaço rural em busca de oportunidades em outras regiões”, disse.

Uma primeira medida neste sentido, seria aumentar os pontos de venda direta de produtos agrícolas nas cidades. “Precisamos aproximar mais o campo das cidades. Somente assim os nossos agricultores e agricultoras poderão continuar produzindo e gerando riquezas para a sociedade catarinense.”

Autor do requerimento para a manifestação de Dresch, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) reforçou os pedidos por mais ações governamentais para o meio rural. “A Fetaesc tem realizado um importante trabalho junto ao segmento agrícola catarinense, mas precisamos de mais investimentos em assistência técnica, comunicação e, sobretudo, melhoria dos acessos às propriedades rurais para o escoamento da produção.”

Também falaram em apoio a Fetaesc os deputados Neodi Saretta (PT), Ismael dos Santos (PSD), Roberto Salum (PRB), Valmir Comin (PP), Natalino Lázare (PR), Serafim Venzon (PSDB) e Dirce Heiderscheidt (PMDB).