Como ocupar mais e melhor a cidade?

*Por Alcides Amazonas

Durante dois anos como subprefeito da Sé trabalhei para trazer de volta as pessoas para os espaços públicos. Todos os esforços realizados foram para ter uma atuante zeladoria unida com a requalificação do centro de São Paulo. Porém, requalificar o espaço público não pode ser só fachada, cimento e concreto, temos que pensar nas pessoas.

Dessa forma foi realizada a abertura da Avenida Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados. Essa atitude transforma a avenida em uma área de convívio e lazer que atrai famílias de diversos cantos da cidade. A medida foi extremamente bem aceita pela população. Basta visitar a avenida no domingo para ver o grande número de gente que anda de bicicleta, skate, patins, que pratica esportes de rua, passeia, leva cachorros e gatos para uma caminhada, ouve música, vai aos cinemas, teatros e feiras da região.

Ainda na Avenida Paulista, próximo ao Masp, o Mirante 9 de Julho voltou a ser um cartão postal da cidade. O lugar, que marcou época no século 20, mas estava abandonado pelo passar dos anos, foi revitalizado e hoje é utilizado como ponto de encontro e até local de trabalho, pois lá tem mesas e internet disponíveis a todos. O mirante tem infraestrutura com bar, restaurante e ainda recebe mostras culturais, shows e cinema ao ar livre.

Outra atitude tomada que também preza pela história da cidade foi a valorização das Feiras de Artes, Artesanato, Antiguidades e Gastronomia. Estas feiras, tão apreciadas pela população, tiveram novos editais para a recomposição de setecentas vagas que estavam disponíveis. Com isso, novas oportunidades de trabalho foram geradas e temos a garantia de uma feira diversificada com atrativos para todos os públicos.
Cuidando das pessoas e da cidade

Como forma de incentivar as pessoas a conviverem mais e melhor na cidade também foi criado o programa Centro Aberto, com instalações no Largo São Francisco e Largo do Paissandú. O programa foi responsável por renovar as formas de uso desses locais para os habitantes da cidade, pois foram transformados em áreas de convívio, com rede wifi, paraciclos, mesa para tênis de mesa, banheiros públicos, guarda-sóis e cadeiras de praia. Lá as pessoas sentam, conversam, leem, marcam encontros, tiram minutos de descanso em meio a uma rotina agitada e param para observar a cidade e seus contornos.

Somada a essa ideia de convívio e ocupação dos espaços, as grades que cercavam as praças da região central foram retiradas. Mais de 20 praças já foram devolvidas para a população e, em breve, esse número irá dobrar. A limpeza junto com a iluminação e a reforma de bancos e aparelhos urbanos completam o processo de incentivo às pessoas ocuparem o que lhes é de direito: o espaço público.

Mas além de devolver espaços de convivência por que não criamos outros? Para atender a isso foram instalados Parklets, extensões temporárias das calçadas que convertem o espaço de estacionamento de automóveis na via pública em local de permanência das pessoas, com mobiliário, equipamentos urbanos e vegetação. Lembro aqui que a instalação de um Parklet pode ser proposta por qualquer um.

Nesse sentido, não posso deixar de mencionar que todas essas iniciativas foram realizadas com o forte apoio oferecido pelos cidadãos. Nas diversas Audiências Públicas realizadas em conjunto com ciclos de “Ação Integrada”, a população fez as suas reivindicações e, a partir daí, foi possível que a equipe da subprefeitura elaborasse uma programação de serviços para atender as demandas específicas dos oito distritos da Sé. Isso demonstra que a principal marca desse período foi o diálogo e a participação popular, características essenciais que devem ser levadas para todas as regiões.

Agora, um novo desafio traz novas perspectivas. Saí do cargo de subprefeito para cumprir a legislação eleitoral, pois sou pré-candidato a vereador. Como morador da capital, quero que a ideia de convívio urbano desenvolvida pela maior subprefeitura de São Paulo seja disseminada pela Zona Leste, Oeste, Norte e Sul. Unidos podemos fazer com que o cidadão seja novamente a figura central da cidade.

*Alcides Amazonas é pré-candidato a vereador de São Paulo. Já foi sindicalista, vereador da capital paulista entre 2001 e 2004 pelo PCdoB, coordenador da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em SP, deputado estadual e subprefeito da Sé.