Colômbia planeja fazer plebiscito da paz em setembro

O ministro do Interior da Colômbia, Juan Fernando Cristo, manifestou que o plebiscito para referendar o acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) pode ser realizado antes do fim do mês de setembro. Ressaltou também que a campanha de divulgação vai começar o mais rápido possível para que os cidadãos conheçam o método que permitirá acabar com meio século de conflito armado.

Paz na Colômbia - Divulgação

Fernando Cristo manifestou que esta é uma oportunidade histórica e permitirá que 33 milhões de colombianos votem pelo fim do conflito que já dura mais de 50 anos. Segundo ele, o último plebiscito realizado no país foi em 1957, há quase 60 anos.

O plebiscito foi aprovado pela Corte Constitucional e agora a proposta será enviada para o Senado e para a Câmara e por fim ao presidente Juan Manuel Santos. Para Fernando Cristo esta medida vai pressionar para que os temas ainda pendentes nos Diálogos de Paz realizados em Havana desde 2012 sejam solucionados o mais rápido possível.

Explicou também que após as duas partes assinarem por completo estes acordos, o presidente será encarregado de informar ao Congresso sua intenção de convocar o plebiscito.