Áustria deporta migrantes em aviões militares

O governo austríaco começou hoje a deportação de migrantes em aviões militares, depois da medida ser discutida durante meses.

Hercules C-130 da Força Aérea da Áustria

Segundo o diário nacional Kurier, às 11 horas (9 horas de Brasília) local decolou de Viena o avião do exército austríaco Hercules C-130 com os primeiros deportados: oito afegãos, dois paquistaneses e um iraquiano, aos quais foi negada a petição de asilo.

Áustria tem sido criticada por suas duras políticas migratórias, sobretudo após as eleições presidenciais.

O ministério de Defesa desse país centro-europeu anunciou faz uma semana que expulsaria a 14 indivíduos a Bulgária, lugar por onde entraram à União Europeia, em um avião militar.

Desde janeiro, Viena estuda esta possibilidade, criticada por organizações humanitárias, mas também por alguns políticos devido ao custo da operação. Segundo o jornal Der Standard, a cada hora de vôo custa ao Ministério 11 mil 800 euros.

A princípios de ano, as autoridades dessa nação incrementaram o controle fronteiriço na entrada ao país e fixaram em 37,5 mil a cota de solicitantes de asilo em 2016. Fontes oficiais anunciaram que no primeiro semestre já se esgotaram quase duas terceiras partes da atribuição.

Nos últimos meses recrudesceram seus métodos de contenção fronteiriços, inclusive no ponto de sugerir uma vala de quatro metros de alto em seus limites com Itália.

Segundo o ministério de Interior, 90 mil pessoas pediram asilo em Áustria em 2015, um aumento do 200% em frente a 2014, que registrou 28 mil demandas.