Plebiscito para acordo de paz é histórico, diz presidente da Colômbia

Com o avanço dos Diálogos de Paz, realizados em Havana, em busca do fim do conflito entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) levou o debate a uma nova etapa. A Corte Constitucional aprovou a realização de um plebiscito para a população decidir sobre o acordo final de paz. O presidente Juan Manuel Santos afirmou que isso seria “um fato histórico”.

Juan Manuel Santos - Efe

“Será um momento histórico, verdadeiramente histórico, onde teremos a oportunidade e a responsabilidade de fazer sentir nossa voz, porque o que está em jogo é de enorme importância. Provavelmente a decisão de voto mais importante que cada um de nós terá que tomar em toda a vida”, afirmou o presidente.

Santos se mostrou agradecido pela aprovação da Corte Constitucional para realizar o plebiscito e assim “decidir nas urnas sobre o futuro da paz”. Este é o mais próximo que o país chegou até hoje depois de mais de 50 anos de conflito.

O presidente esclareceu, porém, que o acordo de paz não será “uma solução mágica para todos os problemas”, mas vão liberar o país de um grande peso, de uma “âncora que não deixa os colombianos fazer tudo o que poderiam”. Para ele, “o plebiscito é uma oportunidade única para mudar nossa nação em benefício de nossos filhos e conduzi-la a um destino melhor”.

A guerra interna na Colômbia já deixou mais de 300 mil mortos, quase 7 milhões de desabrigados e pelo menos 45 mil desaparecidos.