Jovens cearenses ganham Prêmio Impacto na Comunidade

Os estudantes cearenses Letícia Pereira de Sousa (18 anos), e João Gabriel (15 anos) foram os campeões da América Latina do Prêmio “Impacto na Comunidade”, promovido pela Google Science Fair. O prêmio contempla projetos que fazem diferença prática na comunidade ao soluciona um desafio ambiental, de saúde pública ou de recursos naturais.

Jovens cearenses ganham Prêmio Impacto na Comunidade

Os dois jovens alunos do colégio Ari de Sá, em Fortaleza, descobriram que a semente da “moringa oleifera”, serve no tratamento da água, ajudando pessoas de localidades, onde não existe água tratada.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, entregou o prêmio, representando a diretoria da Google, durante solenidade que aconteceu na última segunda-feira (18/07), no auditório do colégio Ari de Sá, com a presença do diretor, Oto Sá Cavalcante.

A Moringa Oleífera (Moringaceae), planta originária da Índia, é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo, muito rica em vitaminas e sais minerais. O Google premiou os vencedores com uma monitoria para todo o trabalho de pesquisa e mil dólares.

O secretário Inácio Arruda ressaltou a importância do trabalho de Letícia e João Gabriel, informou que o Centro de Engenharia do Google em Belo Horizonte comporta cerca de 100 engenheiros, majoritariamente brasileiros e defendeu que as grandes empresas nacionais instalem seus próprios centro de formação e pesquisa. “O Ceará tem grande profissionais, que podem produzir no local onde moram. Não precisamos exportar cérebros. Queremos que nossos jovens pesquisadores continuem trabalhando aqui no Brasil”.

Inácio disse também que investir em ciência e tecnologia é o melhor meio de enfrentar a crise econômica, como já fazem países como a China, Japão e Coreia do Sul, que aplicam em torno de dois a quatro por cento do PIB em CT&I. Ele destacou o trabalho da Funcap que investe em tecnologia, e os laboratórios de pesquisa instalados em Fortaleza, como os da Embrapa, do Nutec e das universidades, tanto estaduais, quanto federais, que são os mais sofisticados, iguais aos grandes laboratórios do mundo. “A ciência entrega a população produtos que podem modificar as nossas vidas”, concluiu.