Dia de festa: Colômbia realiza jornada nacional pela paz

Com os avanços significativos rumo ao fim do conflito, a Colômbia celebra a paz. Uma grande jornada acontece nesta sexta-feira (15) em todas as regiões do país. Os atos são convocados pela Marcha Patriótica, Polo Democrático, Aliança Verde e outros líderes políticos e movimentos sociais.

Marcha pela paz na Colômbia - Yadira/Farc

“Vamos nos encontrar na grande mobilização de 15 de julho, vamos convertê-la em uma onda de alegria para festejar a vida, a paz e fazer um canto de esperança pelos tempos que virão”, diz o texto de convocação.

No comunicado, os representantes das organizações responsáveis defendem uma paz com justiça social em uma nação marcada pela desigualdade social e injustiças.

“Estamos muito perto de um acordo definitivo entre o Executivo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia –Exército do Povo (Farc-EP) e por isso organizamos desde já uma festa popular convocada não só por setores alternativos, mas também pelos partidos, governos, prefeituras e grupos artísticos e religiosos”, afirmou o porta-voz da Marcha Patriótica, David Flórez.

A ex-parlamentar Piedad Córdoba afirmou que “o acordo de paz firmado em Havana é uma demonstração de que este processo já não tem empecilhos e nos próximos dias poderemos escutar o anúncio do cessar fogo, que é a o fim do conflito”.

“Ninguém que tenha sofrido com esta guerra pode estar de acordo com a continuidade”, afirmou Córdoba. Ela diz ainda que o opositor partido de direita Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe “vai ficar uivando para a lua” porque “ninguém vai se prestar à guerra”.

Em Bogotá, capital do país, haverá cinco pontos de manifestação. A jornada também vai acontecer em outras cidades, entre elas, Arauca, Popayan, Cali, Barranquilla, Medellín e Pitalito.