Encontro da UNE irá debater plebiscito sobre novas eleições

Entre sexta (15) a domingo (17), 500 lideranças estudantis de Diretórios Centrais, Uniões Estaduais e Executivas de Curso se encontram em São Paulo durante o 64º Conselho de Entidades Gerais da UNE (CONEG). O objetivo será discutir com o conjunto do movimento estudantil a crise política, os desafios na Educação e a defesa da democracia. O tema desta edição, “O Brasil se UNE pela democracia”, aglutinará ideias e vai pautar as ruas para as lutas do próximo período.

UNE e a luta pelos 10% do PIB - Foto: Mídia NINJA

“Nesses quase 80 anos de vida, a UNE marcou posição contra o nazi-fascismo, defendeu o petróleo como patrimônio nacional, organizou a resistência à ditadura militar, ao neoliberalismo, às privatizações e sempre se colocou na linha de frente em defesa da democracia”, diz Carina Vitral, presidenta da UNE.

“Nós, da atual geração da UNE, dos DCEs e das UEEs de todo o Brasil também temos um legado. Porém ele está sendo duramente atacado. O golpe de estado planejado por Michel Temer, Eduardo Cunha, aliados a outros conspiradores inconformados com o resultado das últimas eleições, prova-se também um golpe fortíssimo contra os avanços da educação brasileira dos últimos anos” acrescenta Carina.

Programação 

Este ano, a programação do CONEG está muito mais densa do que nas edições anteriores. São 18 debates, divididos entre sexta e sábado (15 e 16), com temas ligados à educação, saúde, juventude, democratização da comunicação, o golpe à democracia, além de discussões acerca do combate ao racismo, à lgbtfobia e sobre a cultura do estupro.

Além disso, os estudantes irão deliberar sobre as pautas da luta estudantil por meio de grupos de trabalhos. Dessas conversas sairão propostas que serão votadas na plenária final, que acontece no domingo (17), a partir das 9h.

Diante da grave crise política pela qual passa o país, um dos assuntos a serem debatidos pelos representantes das entidades estudantis é o plebiscito sobre novas eleições gerais. A partir das discussões, pretende-se chegar num consenso sobre essa questão.

Dentre os convidados do evento, estão o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), e o ex-advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, que participarão da mesa “Diálogo que nos UNE: Saídas para a crise”, no sábado (16), às 15h

O futuro da educação diante da complexa conjuntura do país, com redução de investimentos e silenciamento sobre as metas do PNE por parte do governo golpista será um dos assuntos debatidos em “O Plano Nacional de Educação e os rumos do Sistema Nacional de Educação”, na sexta-feira (15), às 15h. Esta mesa contará com a presença do coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e do deputado federal Angelo Vanhoni (PT-PR), relator do PNE.

O problema da educação privada também terá destaque. A fusão de megagrupos educacionais como a Kroton e a Estácio e essa preocupante invasão dos tubarões de ensino no setor serão abordadas no debate intitulado “Mercantilização da educação, fusões e monopolização do ensino privado”, no sábado (16), às 10h, com presença de Conceição Aparecida Fornasari (FEPESP) e Maria Clotilde Lemos Petta (CONTEE).

O cientista político e blogueiro Leonardo Sakamoto participará da mesa “A atualidade do debate sobre a democratização da comunicação”, na sexta-feira, às 15h, juntamente com Bia Barbosa (FNDC), Daniel Macedo (Enecos) e Laura Capriglione (Jornalista Livres).

Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, falará na mesa de sexta-feira, “Para onde leva a ponte para o futuro?”, ao lado do diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, e do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ).

O que é o Coneg? 

CONEG, o Conselho Nacional de Entidades Gerais, é um fórum deliberativo organizado anualmente pela UNE. O objetivo é reunir os representantes de Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), federações e executivas de cursos de todo o Brasil. Normalmente, o CONEG é realizado para convocar as atividades da UNE, como o Congresso e a Bienal de Cultura, ou aprovar uma pauta específica, por exemplo, a plataforma política que os estudantes apresentam a cada eleição, com reivindicações dos jovens. Qualquer estudante pode participar.