PCdoB lança candidatura de Orlando à presidência da Casa

Comunistas apostam no perfil de articulação do parlamentar para a retomada da normalidade na Câmara.

A Bancada do PCdoB na Câmara protocolou, na manhã desta quarta-feira (13), a candidatura do deputado Orlando Silva (SP) à presidência da Câmara dos Deputados. A eleição para o cargo está marcada para às 16h, conforme assinado pelo presidente interino, Waldir Maranhão (PP-MA), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora.

Dezessete deputados registraram candidatura. A expectativa do PCdoB é que o perfil de articulação de Orlando Silva contribuirá para retomar a normalidade institucional da Casa.

“O partido achou melhor colocar o nome do Orlando para explicitar seu ponto de vista, sua opinião sobre esse processo e assim contribuir com um esforço que nos orienta de evitar que o Centrão, a candidatura do Planalto, seja vitoriosa nesse processo”, diz o líder do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA).

Orlando Silva lembrou que a participação do PCdoB em disputas para a presidência da Câmara não é inédita. Em 2005, o então deputado Aldo Rebelo (SP), assumiu a presidência da Casa, no lugar de Severino Cavalcanti (PP-PE).

“A última vez que o PCdoB se apresentou para essa disputa foi num momento parecido com este, um momento de grave crise na Casa, e que o presidente tinha renunciado. Mesmo com poucos parlamentares, o partido se constituía numa alternativa porque é um partido que tem perfil político claro, perfil ideológico nítido, mas tem uma grande capacidade de diálogo. Por isso, nossa Bancada avaliou que com esse quadro de total fragmentação da Câmara é possível construir uma candidatura que vá ao segundo turno partindo do campo que atua unificado na Casa”, afirmou Silva.

A legenda articulará votos do PT e do PDT, que não têm candidaturas próprias. “O PCdoB se destacou na defesa da democracia, na defesa do mandato da presidenta Dilma, esteve ao lado do PT numa batalha política tão importante, e a nossa expectativa é que eles reconheçam isso. Em relação ao PDT, hoje eu conversei com o presidente Lupi e com o líder Weverton e eles sinalizaram a hipótese de o partido apoiar o Marcelo Castro, mas ao saber da nossa candidatura ficaram de reavaliar sua posição. A partir da construção da unidade neste campo, que é onde atuamos cotidianamente aqui na Casa, vamos dialogar com todos os deputados”, explica Orlando.

 

Por: Ana Luiza Bitencourt e Christiane Peres
PCdoB na Câmara