Evaldo Lima defende plebiscito para antecipação de novas eleições

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) utilizou seu tempo no pequeno expediente da última quinta-feira (07/07) para destacar a posição de seu partido, que cobra a convocação de plebiscito para antecipação de novas eleições presidenciais. De acordo com o parlamentar, esse é o caminho que pode dar um desfecho para a crise, para que ela não se arraste até 2018.

Proposta no Senado convoca plebiscito sobre eleição para a Presidência

Segundo Evaldo, o afastamento da presidenta Dilma Rousseff enfraqueceu os Poderes da República, o governo interino aprofundou a instabilidade, havendo grande descrença nas instituições e no sistema político do país.

“Essa situação crítica, para ser superada, e a democracia ser restaurada, exige a volta da presidenta da República, e soluções que remetam à força do povo e à soberania do voto. Na visão do PCdoB esse é o caminho que pode dar um desfecho para a crise, para que ela não se arraste até 2018”, afirmou.

O vereador comentou que o afastamento da presidenta se constituiu em uma grande derrota, e que mais do que nunca é necessário que a esquerda supere dissensos e se mantenha unida em torno de perspectivas de saídas políticas para não permitir o arrefecimento das mobilizações da resistência.

“O PCdoB conclama as forças democráticas e populares a revigorarmos as jornadas pela restauração da democracia, cujo primeiro passo é derrotar o golpe no julgamento do Senado Federal, o que garantirá o retorno da presidenta Dilma Rousseff à cadeira presidencial. Para tanto, o PCdoB reafirma a relevância da luta pela convocação de um plebiscito por eleições diretas para presidente”, explicou.

O parlamentar explicou que o plebiscito está ganhando apoio entre os movimentos do povo, entre as centrais dos trabalhadores e trabalhadoras, por parte de diversas personalidades progressistas e da comunicação e de amplos setores da sociedade.

“A presidenta Dilma, que publicamente já demonstrou disposição em assumir compromisso com a proposta do plebiscito, poderia emitir uma mensagem ao povo brasileiro contendo compromissos segundo os quais, concretizando o seu retorno ao governo, fortalecerá a democracia, e se empenhará por uma reforma política democrática. Acreditamos que a alternativa para restauração da democracia e contra o golpe, é exatamente a convocação do plebiscito, que o legítimo mandatário, o povo, deverá se manifestar a respeito da antecipação das eleições presidenciais”, concluiu.