Estrangeiros elogiam discurso de Xi Jinping em aniversário do PCCh

Especialistas internacionais elogiaram na segunda-feira (4) o recente discurso pronunciado por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), no evento de comemoração do 95º aniversário da fundação do Partido.

Xi Jingping discursa para o Partido no Grande Salão dos Povos, em Pequim, durante cerimônia de aniversário do PCCh

Na sexta-feira (1º/7), Xi explicou as posturas do Partido sobre a forma de impulsionar o marxismo, avançar na governança nacional e promover o desenvolvimento pacífico da China.

A China deve aderir e nunca se desviar da liderança do PCCh e do socialismo com características chinesas, mencionou Xi.

O secretário-geral do Partido Comunista da Índia (Marxista), Sitaram Yechury, comentou que "o PCCh tem aderido ao socialismo nas décadas passadas, o qual não apenas aliviou a população da pobreza como também converteu a China na segunda maior economia do mundo. Este é um fato de importância histórica".

Yechury disse que Xi atribuiu o êxito do PCCh em anos passados à manutenção do marxismo como principal diretriz e ao enriquecimento de seu conteúdo na governança real.

O PCCh tem combinado o marxismo com as condições nacionais da China, o que não apenas garantiu o grande êxito da revolução e do desenvolvimento da China, mas também inspira os partidos políticos e o povo da Índia a buscar um caminho de desenvolvimento que se ajuste à condição real da Índia.

Ao comentar a ênfase de Xi no fortalecimento da confiança em todo o Partido através "do caminho, da teoria, do sistema e da cultura do socialismo com características chinesas", o presidente da Associação da Amizade entre os Estados Unidos e a China no país norte-americano, Qiao Fengxiang, declarou que o que Xi disse é "inovador e muito significativo".

O diretor da Associação Kanto para Paz e Amizade entre Japão e China no Japão, Hisao Shintaku elogiou os pontos mencionados por Xi e indicou ser "importante para o atual PCCh recordar o que tem se esforçado para alcançar e, por tanto, desenvolver a China de maneira modesta e realista".

Xi prometeu manter a tolerância zero à corrupção dentro do Partido. Yechury disse que a vigilância de Xi contra a corrupção defenderá o PCCh da corrosão daninha de dentro e fora da China, garantindo a confiança do povo chinês no socialismo e na liderança do PCCh.

Xi também prometeu em seu discurso que a China sempre seguirá o caminho do desenvolvimento pacífico e de benefício mútuo.

Já Qiao mencionou que manter o objetivo de desenvolvimento pacífico não apenas permitirá ao PCCh conduzir a China à prosperidade, mas também melhorará sua presença na governança global para alcançar maiores conquistas e promover a paz e o desenvolvimento mundiais.