Xi Jinping enfatiza reforma e abertura em aniversário do PCCh

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), pediu nesta sexta-feira (1º/7), o 95º aniversário da fundação do PCCh, aos membros do Partido que avancem constantemente na reforma e abertura.

PC da China comemora 95º aniversário

"A reforma e a abertura são uma importante escolha para decidir o destino da China moderna", disse Xi em uma reunião para celebrar a ocasião.

O objetivo geral da reforma é melhorar o socialismo com características chinesas e modernizar e melhorar a administração. O principal foco é a reforma do sistema econômico, seguida pelas política, cultural, social, ambiental e de construção do partido, segundo ele.

O presidente chinês afirmou que as autoridades devem ter coragem para "conduzir cirurgias para doenças crônicas e resistentes", "quebrar os abrigos dos interesses estabelecidos" e "eliminar os obstáculos que impedem o desenvolvimento".

Ele também enfatizou avanço do Estado de direito.

"Qualquer organização e indivíduo deve se comportar dentro do escopo da Constituição e das leis, e ninguém deve ter privilégio fora da Constituição e das leis", assinalou Xi.