Obama entra na campanha de Hillary pela presidência dos EUA

O presidente Barack Obama vai participar pela primeira vez da campanha de Hillary Clinton, a provável candidata do Partido Democrata às eleições dos Estados Unidos no dia 5 de julho, quando a ex-secretária de Estado fará um comício no estado da Carolina do Norte.

Barack Obama vai entrar na campanha de Hillary Clinton pela presidência dos EUA

Será a primeira vez que Obama e Hillary Clinton estarão juntos numa ação de campanha para as eleições presidenciais deste ano. O Comício em Charllote será o primeiro, apesar de que os dois haviam combinado abrir a campanha juntos no dia 15 de junho. Só que o ataque à discoteca Pulse, em Orlando, Florida, acabou adiando a participação de Obama na campanha.

O apoio oficial de Obama se deu em 9 de junho. "Não acho que exista alguém mais qualificada para ocupar este posto como Hillary Clinton", disse então Obama num vídeo divulgado pela Casa Branca, em que afirmou também estar "com ela".

Aos 68 anos, a antiga ex-secretária de Estado é a primeira mulher que consegue apoio suficientes para ser a candidata presidencial de um grande partido.

Liderança em pesquisa

Ela foi a candidata mais votada das primárias democratas, ao vencer em 34 delas, obtendo números que equivalem a mais de 15,8 milhões de votos. Hillary vai para a convenção nacional do Partido Democrata em Filadélfia (Pensilvânia), de 25 a 28 de julho, com a nomeação garantida para as eleições de 8 de novembro.

Em pesquisa publicada no último domingo (29) pelo Washington Post e pela rede de TV ACB News, 51% dos entrevistados disseram que votariam na candidata democrata nas eleições presidenciais dos EUA. Apenas 39% votariam em Trump.

A parcial é a melhor até agora para Hillary, que teve 50% de apoio em março, antes de suas intenções de voto caírem para 44% em maio, quando Trump tomou a liderança.