China espera acordo do Reino Unido com a União Europeia

A China respeita a escolha do povo britânico e espera que o Reino Unido e a União Europeia (UE) possam chegar a um acordo o mais cedo possível depois do Reino Unido ter votado para deixar o bloco, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Hua Chunying

A campanha de saída britânica venceu um referendo histórico ao conseguir cerca de 52% dos votos, fazendo com que o país saia do bloco de 28 países após 43 anos como membro. O premiê britânico David Cameron anunciou sua renúncia após a votação de seu país para deixar a UE.

"A China considera os laços com o Reino Unido e a UE de uma altura estratégica e perspectiva a longo prazo, e apoia a escolha independente da UE pelo caminho de desenvolvimento", disse a porta-voz Hua Chunying em uma coletiva de imprensa.

A China continua esperando fortalecer seus laços com o Reino Unido, disse ela, mas assinalou que a escolha do Reino Unido de sair da UE terá ramificações significantes.

"O impacto será em todos os níveis, não apenas nas relações China-Reino Unido. Quanto ao tipo de impacto que ocorrerá, acredito que todas as partes avaliarão de forma calma e consciente", disse a porta-voz da chancelaria chinesa.

"A China apoia o processo de integração europeia e quer ver que a Europa desempenhe um papel positivo nos assuntos internacionais. Temos a confiança completa nos prospectos para o desenvolvimento das relações China-UE", disse Hua.