Universidades ofertam atendimento odontológico gratuito em Fortaleza

Com a crise apertando o bolso dos cearenses, serviços que seriam procurados em instituições privadas estão ficando cada vez mais raros. A busca agora é por serviços gratuitos e, nesse aspecto, as universidades e faculdades saem na frente.

Universidades ofertam atendimento odontológico gratuito em Fortaleza

As opções vão da área médica, odontológica e estética à educação e ginástica. Tudo sem gastar um centavo. O Tribuna do Ceará fez uma lista dos serviços na área de odontologia ofertados de graça em algumas das principais instituições públicas e particulares da capital.

Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) – UFC

Atende à comunidade em geral. É integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procedimentos desenvolvidos por alunos e coordenados por professores.

Endereço: Rua Capitão Francisco Pedro, 1.290, Rodolfo Teófilo.

Contato: (85) 3366-8222.

Clínica Odontológica – Unifor

Possui 100 consultórios distribuídos em duas clínicas, além de um centro cirúrgico. Mais de 300 pessoas são atendidas por dia, segundo assessoria da universidade, entre crianças, jovens e adultos. A clínica também atende pacientes especiais e com necessidade de prótese buco-maxilo-facial. Os procedimentos são realizados por alunos de Odontologia, com auxílio de professor.

Os pacientes são atendidos por ordem de chegada até uma capacidade de 6 casos por turno (manhã das 7h às 11h e tarde das 13h às 17h30). São considerados situações de urgência de primeira ordem: hemorragias dentais, abscessos dentais, trismo, dor de origem bucal, traumas, pulpites, necessidades estéticas em dentes anteriores.

A consulta de triagem pode ser agendada por telefone. O paciente deve portar identidade e comprovante de residência para que seja feito o cadastro. Nesta consulta, são realizados dois exames: clínico odontológico e radiológico. Eles irão determinar qual o perfil do paciente, que será encaminhado para a especialidade a qual é indicado o tratamento.

Endereço: Universidade de Fortaleza, bloco O

Av. Washington Soares, 1.321, Edson Queiroz.

Telefone: (85) 3477-3211.

Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – Fametro

A Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) inaugurou o Complexo Odontológico no bairro Jacarecanga no dia 15 de junho. Dividida em três pavimentos, a nova estrutura, além das salas de aulas para os alunos do curso de Odontologia da faculdade, dispõe de clínica odontológica com 32 consultórios, duas salas de RX e uma ilha de apoio (de suporte farmacêutico, equipamentos e insumos). O prédio também oferece laboratórios interdisciplinares e laboratório de diagnóstico por imagem (com outros cinco aparelhos de RX – sendo um de RX panorâmica e um tomógrafo).

O propósito é permitir aos alunos vivenciar experiências profissionais na prática, prestando, gratuitamente, atendimento à população do entorno, incluindo os bairros Carlito Pamplona, Farias Brito, Monte Castelo, Moura Brasil e São Gerardo. “A meta é realizar aproximadamente 600 atendimentos semanais ou 2.500 por mês, em todas as especialidades odontológicas”, explica Carlos Filho, coordenador do curso de Odontologia.

Os atendimentos prestados à população, agendados na recepção do próprio complexo, serão realizados pelos alunos e professores do curso, de segunda à sexta-feira, sempre das 7h às 17h. Os discentes terão a supervisão dos professores (mestres e doutores) que formam o corpo docente da instituição e o apoio dos colaboradores que integram a equipe técnica do curso.

Entre os serviços prestados ganham destaque: exames clínicos odontológicos, prevenção e tratamento da cárie dental e das doenças periodontais, exames de diagnostico por imagem, exodontias e cirurgias orais, tratamentos endodônticos, restaurações, elaboração e confecção de próteses, atendimento odontopediátrico, atendimento para pacientes com necessidades especiais e atividades de educação e saúde.

O agendamento pode ser feito por telefone ou pessoalmente. Os documentos necessários são RG e comprovante de endereço.

Endereço: Rua Filomeno Gomes, 202 – Jacarecanga

Contato: (85) 3206-6400.