Campinas realiza ato em solidariedade às vítimas de Orlando

O ativista Regis Vascon mobilizou a comunidade LGBT de Campinas e região para promover um ato em solidariedade às famílias das vítimas do atentado em Orlando (Flórida/EUA), ocorrido na madrugada do dia 12 de junho. A atividade foi realizada no largo do Rosário, região central da cidade, no início da noite de sexta-feira (17/06). Representantes de várias religiões e segmentos sociais estiveram presentes.

ato regis

Para Regis, uma das motivações para a realização do ato foi a atitude do governo golpista que enviou mensagem ao governo estadunidense afirmando tratar-se de um ato terrorista. “Nosso governo não fez nenhuma alusão à homofobia, lesbofobia e transfobia presentes no ataque”, diz, revoltado.

O ato foi aberto com a saudação de Pai Joãozinho, sacerdote de Umbanda. “Fiz questão de participar, pois minha religião e principalmente minha família me ensinou a respeitar a vida e a opção de cada um”, afirmou.

A pastora, da igreja inclusiva Cefas (evangélica), reforçou que o importante é que todos estavam ali ”juntos pela vida, que está acima de tudo”. Numa faixa em reverência às vítimas, a Igreja afirma que Deus nos ama do jeito que ele nos fez.

A advogada Luciamara Ferreira, secretaria da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Campinas, Mãe Cuia, da comunidade de Candomblé e Promotora Legal Popular e Bene de Moraes, Educador Social e criador do Teatro Savuru, foram algumas das pessoas a manifestarem-se publicamente denunciando a homofobia, a transfobia e a intolerância praticadas na sociedade segregacionista dos EUA.

Muitos também lembraram as violências praticadas no Brasil, contra homossexuais, negros e mulheres. Homossexuais, transexuais e lésbicas também deixaram seu recado. Próximo ao encerramento, os presentes acenderam velas em reverência às vítimas.

De Campinas.