Frente promove encontro de comunicadores pela democracia 

Durante o fim de semana, comunicadores de todo o Brasil se reuniram na capital paulista para a reflexão de estratégias na luta pela democracia, em um cenário de golpe promovido pela direita, que afastou Dilma Rousseff da presidência. Iniciativa da Frente Brasil Popular, o encontro teve também o intuito de dar maior coesão e organizar a rede de comunicadores da Frente. 

Frente Brasil Popular promove encontro de comunicadores pela democracia
Durante a abertura do encontro, entidades como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Movimento sem Terra (MST) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) debateram sobre a importância da unidade dos movimentos sociais em um contexto de ameaças neoliberais, que se faz presente com o interino Temer.

Adilson Araújo, presidente da CTB, afirmou que unidade em torno da bandeira do Fora Temer se faz presente entre as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, mas que é necessário ter maior capacidade de convencimento para angariar outros setores da sociedade na luta contra o golpe, “estamos diante de uma encruzilhada, as forças que advogam em defesa do golpe desconstroem tudo que foi realizado em defesa do trabalhador nos últimos 13 anos”.

E continuou: “A luta não encerrou, nós temos um processo de impeachment em curso e alguns senadores estão dialogando seu parecer contrário à saída de Dilma Rousseff, uma repactuação seria possível com a volta da presidenta, que sinalizaria um plebiscito, questionando a importância de novas eleições”.



Comunicadores gritam: "Fora Temer"! 



Durante a tarde do sábado (20) ocorreu a roda de conversa “A contranarrativa em rede”, com a participação de Jéssica Martins, do coletivo Marcha Mundial das Mulheres, Larissa Gould, da rede Jornalistas Livres, Paulo Salvador, da emissora TVT, Vivian, do Brasil de Fato, Bruno Martim, Segurança da Rede e Mapa da Democracia, e Rosário, da Rádio Legalidade.

Abordando temas pertinentes à construção da mídia livre e ativista na web, eles destacaram a criação de redes colaborativas com igualdade de gênero e participativas, enfatizando a importância da proteção de dados e o hackeamento de tecnologias. Além disso, contaram como desenvolveram suas plataformas e estão desenvolvendo os seus conteúdos.


Foto: Mídia Ninja 


Foto: Jornalistas Livres 

Durante o domingo (20), ocorreram oficinas de lambe, audiovisual, transmissão ao vivo, diagramação e criação de memes, redes sociais, rádio e fotografia.