Maria Bethânia: 70 anos da abelha rainha da MPB

Ela é única e muitas. Abelha rainha, tigresa, carcará, menina de Oyá… Maria Bethânia coleciona codinomes, e a força de cada um deles se revela no palco, onde a cantora hipnotiza quem a assiste há mais de 50 anos. Neste sábado, 18 de junho, o diamante vedadeiro da Música Popular Brasileira completa 70 anos.

Maria Bethânia - Foto: Marcelo Gandra

A cada apresentação, Bethânia demonstra maestria ao fazer interpretações de músicas que se tornam clássicas em sua voz. De Caetano Veloso – seu irmão – a Raul Seixas, diversos compositores já ganharam a marca da cantora. Seus shows se transformam em saraus, também, quando ela recita, cheia de delicadeza, algumas das canções ou poesias incorporadas ao espetáculo.

A palavra é manuseada de forma mágica pela baiana, e tem, para ela, um encanto inexplicável. É "feiticeira", segundo a própria Bethânia diz a Jorge Mautner no programa Oncotô, da TV Brasil, ao apontar o poeta Fernando Pessoa com grande identificação:

Maria Bethânia nasceu em 1946, na cidade baiana de Santo Amaro da Purificação. Seu nome foi sugestão do irmão Caetano Veloso, que na época tinha apenas quatro anos de idade. É filha do Senhor José Telles Velloso e de Claudionor Vianna Telles Velloso, a Dona Canô.

Batizada na Igreja Nossa Senhora da Penha, em Salvador, Maria Bethânia é católoca devota, mas também é fiel ao Candombleé. Diversas de suas músicas falam de sua crença e são dedicadas aos santos e orixás.

Carreira

Desde cedo, Bethânia dizia à mãe que queria ser artista. Queria ser atriz e chegou a atuar em algumas montagens, mas a presença do irmão Caetano a influenciou para seguir a música. Em 1963, seus caminhos entre o teatro e a música começaram a se misturar quando ela subiu ao palco pela primeira vez para cantar. Na ocasião, Caetano foi convidado pelo amigo Álvaro Guimarães, Alvinho, para musicar a peça "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues.

No mesmo ano, Bethânia e Caetano conheceram artistas como Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, que se tornariam parceiros de arte e de vida. Dois anos mais tarde, em 1965, Bethânia se mudou para o Rio de Janeiro a convite de Nara Leão para a peça "Opinião", e em pouco tempo lançou o disco Maria Bethânia, com a música "Carcará", que se tornou um grande sucesso.

Sua carreira é marcada pela forte presença nos palcos e o lançamento de diversos álbuns. Em 1975, se encontrou com Chico Buarque e, juntos, eles lançaram o disco Chico Buarque e Maria Bethânia, que foi gravado ao vivo no tradicional Canecão, no Rio de Janeiro.

Em 1976, Bethânia, Caetano, Gilberto Gil e Gal Costa uniram seus talentos para formar o grupo Os Doces Bárbaros. A trajetória dos quatro artistas ficou registrada em um filme e tem um álbum duplo homônimos, lançados naquele ano.

Maria Bethânia tem 34 discos gravados em estúdio e 15 álbuns ao vivo que somam mais de 26 milhões de cópias vendidas. Ela tem também 11 álbuns com compilações de seus grande sucessos e 65 participações em obras de outros artistas.

Confira trechos do show de Bethânia na Conha Acústica de Salvador, gravado no dia 13 de maio deste ano: