Quem é Guto Magalhães?

 

 QUEM É GUTO MAGALHÃES

Guto Magalhães é Historiador e Professor das Redes Estadual e Municipal de Tucuruí, lecionando atualmente nas escolas Rui Barbosa e Dulcimar Brito. Iniciou sua militância em Belém no ano de 1989, aos 15 anos, participando ativamente da campanha da Frente Brasil Popular, que tinha Lula como candidato à presidência da República.

Em 1995 ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e passou a militar de forma organizada na União da Juventude Socialista (UJS). Nesse mesmo ano ingressou na UFPA, onde cursou licenciatura e bacharelado em História.

A partir de então passou a militar ativamente no Movimento Estudantil, chegando a ser coordenador geral do Centro Acadêmico de História e a participar, como delegado eleito, de dois Congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Esse acumulo de experiências o levou a compor a Comissão Política (executiva) Estadual do PCdoB e a direção da UJS. Em seguida foi indicado pelo partido para compor a assessoria do mandato da Dep. Sandra Batista na Assembleia Legislativa.

Em 2006 foi aprovado no concurso da Prefeitura de Tucuruí, passando a residir no município onde continuou sua militância no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará (Sintepp). Ardente defensor de uma educação pública, gratuita e de qualidade, sempre esteve na organização das greves e manifestações dos professores.

Guto Magalhães defende um Brasil socialista e soberano, onde todos tenham garantia de emprego, saúde e educação. Onde a juventude possa se expressar livremente, com toda sua irreverência e criatividade, contribuindo para a construção de um país mais justo e livre das desigualdades sociais.