Secundaristas ocupam Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Um grupo de estudantes ligados à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) ocupou o saguão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira (13), no Centro de Porto Alegre. Conforme a direção da Casa, cerca 70 alunos estão no local, onde permaneceram durante a madrugada.

Secundaristas ocupam assembléia Legislativa no Rio Grande do Sul - Mídia Ninja

Após a ocupação, representantes dos estudantes participaram de uma reunião com o superintendente geral da Assembleia. Eles pediram a retirada do projeto de lei 44, que pretende ampliar a participação privada e de serviços terceirizados nas escolas estaduais. A proposta estava na ordem do dia da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de terça-feira (13), mas acabou sendo retirada. Além disso, contestaram o projeto de lei 190/2015, que propõe o programa Escola Sem Partido, que não estava na pauta da CCJ.

Após negociações, os estudantes reafirmaram que manteriam a ocupação, até como “gesto simbólico”, pelo menos até a reunião da CCJ. A presidente do parlamento, Silvana Covatti, disse que vai receber os estudantes na manhã de terça-feira (14) para ouvir as reivindicações.

O movimento de tomada de escolas por alunos tem relação com greve do magistério e cresceu no Estado com o apoio da Ubes, alimentado por insatisfação com o ensino público e os cortes na educação promovidos pelo governo José Ivo Sartori. 

O ajuizamento de uma ação civil pública na segunda-feira, na qual a Procuradoria Geral do Estado (PGE) pediu que a Justiça determine a desocupação das escolas no Rio Grande do Sul, não intimidou os estudantes, que continuam ocupados na Assembléia Legislativa e nas escolas. Segundo informações da secreteria de educação, há 98 colégios públicas ocupadas no Rio Grande do Sul, de um total de 2.500.