Psicólogos de 17 países protestam contra o golpe no Brasil

Reunidos em Buenos Aires, na Argentina, para o 6º Congresso da Ulapsi (União Latino-Americana de Entidades de Psicologia), centenas de psicólogos, representantes de organizações trabalhistas de 17 países, vão protestar nesta sexta-feira (10) contra o golpe em curso no Brasil.

Manifestação contra o golpe - Reprodução

Durante a manifestação, que acontecerá em frente à Embaixada do Brasil em Buenos Aires, os psicólogos pretendem entregar uma carta-protesto ao embaixador Everton Vieira Vargas, para denunciar a quebra do pacto democrático na atual conjuntura política brasileira.

Os profissionais convidam a população argentina, os movimentos sociais e os estudantes de psicologia a participarem da manifestação. Para as entidades que compõem a Ulapsi, o rompimento do processo democrático no Brasil é reflexo da atualização de um projeto colonizador mais amplo de ameaça à democracia, que envolve os vários países da América Latina, fortemente influenciado por interesses econômicos internacionais, sobretudo dos Estados Unidos.

Uma das mesas do congresso da entidade dará início à manifestação. O tema a ser debatido é: “Modos de intervenção do conservadorismo latino-americano contemporâneo e os desafios para o avanço da democracia”, e foi aprovado pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e pelo Instituto Silvia Lane de Psicologia e Compromisso Social.

A mesa será coordenada pela vice-presidenta do CRP SP, Adriana Eiko Matsumoto, e terá como participantes o secretário geral da Ulapsi, Edgar Barrero Cuellar (Colômbia), a docente e representante titular do conselho Facultad de Filosofía y Ciencias Humanas de la Universidad Catolica de Asunción, Diana Lesme, e o membro vice-presidente do Instituto Silvia Lane, Odair Furtado.